Neurociência

A(s) diferença(s) entre a PNL e Neurociência

Vou explicar de maneira bem simples o que é a PNL e Neurociência…

A Programação Neuro Linguística começou sua vida no início da década de 1970, quando um professor associado da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, John Grinder, associou-se ao aluno Richard Bandler. Ambos sempre tiveram um fascínio pela excelência humana, então traçaram um caminho para modelarem padrões comportamentais a partir de pessoas geniais.

A modelagem é a principal atividade na PNL e é o processo de extrair e replicar a estrutura da linguagem e os padrões comportamentais de um indivíduo que é excelente em uma determinada atividade.

Resumindo, a Modelagem é o principal trabalho da PNL e seu trabalho baseia-se em implementar padrões comportamentais de pessoas geniais em uma área a pessoas que tem baixo desempenho. Uma vez que as pessoas aprendem, absorvem e praticam tais padrões daqueles gênios, elas saem da mediocridade e caminham em direção ao sucesso.

Algumas das principais ferramentas usadas em PNL:

  • Ancoragem, que é o ato de atribuir um gatilho sensorial a um estado emocional.
  • Exercícios de respiração, que é se acalmar através da respiração lenta.
  • Direção de olhares, ou seja, observar para que lado e direção as pessoas olham e interpretar seus pensamentos.
  • Mapeamento: Usar experiências prévias de problemas para resolver problemas semelhantes.
  • Meta modelos: Base da PNL. Mostra modelos mentais e comportamentos de outras pessoas para quebrar as crenças limitantes .
  • Meta espelho: Outra base. Faz a mesma coisa, porém com crenças limitantes em relacionamentos.
  • Liderando e espelhando: é o tal rapport da psicologia. Muito usado. Pouco comprovado.

Como você pôde perceber, nada de científico, muito de empírico. Mas, como comprovar que isso funciona? Como ganhar mais dinheiro com isso? Não tem jeito. Ou você acredita, ou não.

Tem momentos em que acreditamos porque pessoas gastaram uma grana estudando isso e … para justificar racionalmente, elas vendem a ideia que a PNL é sensacional.

Opa! Justificar racionalmente ações inconscientes??? Mas … espera … isso é área de estudo da Neurociência!

Então, vamos a ela!!

Neurociência é qualquer ou todas as ciências, como neuroquímica e psicologia experimental, que tratam da estrutura ou função do sistema nervoso e do cérebro.

Quando a gente fala que é ciência, é porque houve ou há comprovação científica daquele fato ou estudo! Aí sim. Dá pra provar ou já está provado. Funciona. Tem previsibilidade. Amparo científico. Foi testado. Gente … aqui é onde está o ouro! Conhecimento puro e aplicável à sua área de negócios.

Os neurocientistas estão envolvidos em um campo muito maior atualmente. Eles estudam os aspectos celulares, funcionais, evolutivos, computacionais, moleculares, hormonais, biológicos, comportamentais, situacionais e médicos do sistema nervoso.

Percebeu a diferença?

Biologicamente falando, os neurocientistas se especializam no estudo do cérebro e do sistema nervoso. Eles têm a tarefa assustadora de decifrar os comandos do cérebro e suas funções. Ao longo dos anos, a neurociência teve um progresso enorme. Os cientistas continuam a lutar por compreender mais profundamente como as quase 100 bilhões de células nervosas do cérebro nascem, crescem e se conectam.

Agora, como eu posso usar tudo isso no meu negócio, meu trabalho e na minha vida? Como ganhar mais dinheiro com isso?

Super fácil! Clique em aqui.

Biologia do Comportamento do Consumidor, Neuromarketing, Neurovendas e Design Criativo!

A gente tá maluco pra te mostrar como. Você tem 16 horas pra aprender o que fazer com tudo isso e ser muito mais eficiente em business, marketing e criatividade!

Essa matéria foi escrita pelo Fernando Di Chiara, professor convidado de Neurovendas e cedida gentilmente à Neuronio Web. 

One thought on “A(s) diferença(s) entre a PNL e Neurociência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.