Marketing Digital/ Neuromarketing

Melhores palestras de Marketing Digital do RD Summit 2015 – Henrique Carvalho

No post anterior, fizemos um breve resumo de alguns momentos da palestra da Ana Tex de marketing digital, novas mídias digitais. Nesse post falaremos sobre a palestra do Henrique Carvalho, Viver de Blog, que na minha opinião é uma das pessoas que melhor faz o “storytelling” em seus textos do blog.

Só para quem não sabe o que é, o RD Summit é um evento de marketing digital e vendas, onde durante dois dias intensos tivemos em alguns momentos, até 7 palestras acontecendo simultaneamente. O evento é realizado pela empresa Resultados Digitais em Florianópolis-SC e esse ano contou com mais de 3.000 participantes.

2 – Palestra do Henrique Carvalho sobre “Indo da produção de conteúdo para a produção de conteúdos épicos”:

Voltando ao que interessa, falaremos do Henrique Carvalho. Eu já tinha certa simpatia por ele e pelo trabalho dele, meu primeiro contato com seu blog foi por conta de uma matéria de design que quando me dei conta, lá estava eu lendo outras tantas matérias do blog dele de tão envolvente que os textos são, e de fácil leitura e entendimento.

Porém quando ele citou em sua palestra um padrão de leitura de texto de blog por meio de uma pesquisa de eye-tracking, ele ganhou minha admiração. Clique aqui para ver a matéria na Nielsen Norman Group que ele citou.

Vamos lá para as 10 características de um texto épico, segundo Henrique Carvalho, o que nós da Neuronio Web aprovamos e concordamos, senão esse post nem existiria, rs.

1 – Títulos são matadores (paraquedas);

2 – Introdução poderosa (na matéria do Nielsen Norman Group a pesquisa comprova que os dois primeiros parágrafos são os que fazem o leitor continuar a leitura ou não, a parte mais importante do seu texto deve estar necessariamente contida nesse trecho.

3 – Use palavras de transição;

4 – Repetição de palavras;

5 – Conteúdo escaneável (termos em negrito, itálico e trechos com espaços entre os parágrafos facilitam a leitura dinâmica e são analisadas com maior valor pelo Google na hora da análise de ranqueamento).

6 – Storytelling (a arte de contar histórias, o cérebro adora início e fim, se a história for envolvente, sucesso na certa).

7 – Palavras de efeito mágico (o uso de contraste nas palavras, o contraste é um dos estímulos muito empregados no neuromarketing porque funcionam muito para o cérebro).

8 – Revisão de ortografia (erros de português muito básicos farão com que o leitor preste atenção no erro mais do que tudo).

9 – Imagens (70% do cérebro é visual, outro estímulo muito usado no neuromarketing e que chamam a atenção num primeiro momento até que se inicie a leitura do texto).

10 – Call to action (no máximo 2, preferencialmente 1, dê uma ação para o seu usuário no final do seu texto).

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