Neuromarketing/ Pesquisa Neurocientífica

10 leituras mandatórios para os amantes do Neuromarketing

Nas palestras que já ministrei sobre Neuromarketing, sempre tem alguém que deseja encontrar um livro do tema que contenha uma lista com todos os estímulos cerebrais e exemplos práticos de como aplicar todo o Neuromarketing do universo lendo apenas um livro. Eh! Acredito que isso não seja possível.

Mas a parte boa é que, ao se deparar com leituras do tema, torna-se quase obsessivo o desejo de saber mais e mais sobre o assunto, pois é fascinante descobrir como o maravilhoso (e muitas vezes, misterioso) mundo do cérebro funciona e melhor ainda, poder utilizar esse conhecimento na sua comunicação efetiva de marketing.

Por se tratar de uma ciência muito nova (começou a ser considerada a partir de 2000) que usa os estudos da neurociência e pesquisas neurocientíficas para entender o comportamento do consumidor por meio das respostas cerebrais, ouve-se muitos “apropriadores” do termo “neuro”, falando sem embasamento e nesse caso, eu sempre recomendo que haja uma base de pesquisa neurocientífica, leituras complementares de livros e pesquisas já publicadas, muito estudo e quando possível, testes que comprovam o que é falado nos livros, para que assim, o leitor, profissional ou simplesmente “neuro-simpatizante” possa criar seu próprio senso crítico sobre o assunto. Caso contrário, ele virará um mero replicador e pode acabar falando besteira ou algo que desconhece.

Por essa razão, listei aqui alguns dos livros que li e outros que ainda lerei, mas que recomendo a leitura sem nenhum receio.

1 – O Cérebro Consumista – Dr. A. K. Pradeep

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Defende que 95% das ações de compra e tomada de decisão dos seres humanos provém do inconsciente. Cheio de detalhes, números e curiosidades sobre o cérebro, não é uma leitura cansativa apesar de técnica. Na minha opinião, meu livro favorito até o momento.

2 – As Três Mentes do Neuromarketing – Marcelo Peruzzo

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Fala da teoria do cérebro trino usando personagens, criados por ele, para exemplificar o funcionamento do cérebro irracional / instintivo (macaco), cérebro emocional (princesa) e cérebro racional (Einsten). Foi o primeiro livro que li sob o tema, com quem tive o prazer de trabalhar e aprender muito e que principalmente, me ensinou o que viria a ser o que eu mais amo fazer na vida, trabalhar com Neuromarketing.

3 – Eu compro, sim! Mas a culpa é dos hormônios… – Pedro Camargo

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Mostra de forma simples e gostosa de ler, o quanto a irracionalidade e a inconsciência influenciam nosso comportamento de consumo. Tem uma excelente abordagem biológica do comportamento humano que nos faz entender de ondem surgem tais comportamentos. É o tipo de livro que mesmo que você abra em um capítulo distinto no meio do livro, você entenda o contexto. Um dos vários livros do autor, do qual tive o privilégio de participar de um curso de três dias sob o tema.

4 – Neuromarketing aplicado a Redação Publicitária – Lilian S. Gonçalves

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Para aqueles que mesmo achando que escrevem bem estão sentindo falta de dar um up n sua redação publicitária.

5 – O Poder do Hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios – Charles Duhigg

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Não é necessariamente um livro sobre Neuromarketing, mas fala do funcionamento do cérebro e nossa criação de hábitos. Nos mostra o quanto andamos diariamente no automático e o como nos deixamos levar por mecanismos orientados de forma automática por nossos gânglios basais (responsáveis pelo armazenamento dos hábitos). Relata uma série de estudos e experimentos médicos que desvendam dados interessantes sobre o funcionamento do cérebro humano.

 

6 – Neuromarketing: Understanding the Buy Buttons in Your Customer’s Brain – Patrick Renvoisé & Christophe Morin

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Particularmente duvido e critico quem defende a tese do botão de compra (na minha opinião não existe um botão de compra) mas o cara é meio que pai do Neuromarketing, pra não dizer avô, então vamos respeitar. Fala da teoria do cérebro trino e dos seis estímulos do “Old Brain” que muitos defendem como únicos estímulos existentes, o que particularmente, também discordo. Mas para sua formação de senso crítico, é recomendável a leitura. Também fala da diagnose de dor do seu cliente com o intuito de oferecer a recompensa cerebral que ele tanto procura. Isso funciona, e muito.

7 – A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

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Defende que um consumidor precisa de apenas 2,5 segundos para que seu cérebro (inconscientemente) decida por comprar ou não um produto. Mostra uma série de exemplos práticos de Neuromarketing e desmente mitos como, por exemplo, o impacto do sexo na mente do consumidor.

8 – Neuromarketing: O efeito de ancoragem de contexto e o papel dos neurotransmissores na mente dos consumidores – José Chavalia Neto, Brenno Maia Ramalheiro e José António Filipe

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Entender os neurotransmissores e a genética é fundamental para quem pretende exercer sua profissão com o uso o Neuromarketing.

9 – A Arte de Pensar Claramente – Rolf Dobelli

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Não é necessariamente um livro que fala de Neuromarketing no entanto esclarece como funciona os nossos pensamentos, nossa forma de pensar e nos mostra de forma clara como sermos mais racionais, mais lógicos e evitar as armadilhas dos pensamentos que nós mesmos criamos. Isso pode te ajudar muito no quesito tangibilidade e objetividade, a controlar suas emoções e evitar falhas de interpretação.

10 – Digital Neuromarketing: The Psychology Of Persuasion In The Digital Age – Sam Page

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Faz uma abordagem do Neuromarketing relacionado ao mundo digital, aos computadores e ao marketing digital. Explica algumas técnicas para vender para o “Old Brain” e faz algumas analogias do cérebro a psicologia. Esse é um livro que quero ler, nem que seja para dizer, é já sabia disso, rs.

Num próximo post, falaremos das recomendações de leitura mais relacionados com a neurociência em si, para levar a conversa para um nível mais avançado, mas enquanto esse post não sai, confira aqui as publicações sugeridas em nossa página do Facebook pelo Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia, com mais alguns nomes feras na área: Post1, Post2, Post3.

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